quarta-feira, 22 de abril de 2009


Menotti Del Picchia

Paulo Menotti Del Picchia nasceu em São Paulo em 20 de março de 1892. Foi agricultor em Itapira, no interior de São Paulo, advogado, editor, industrial, banqueiro, deputado estadual e federal, chefe do Ministério Público do Estado de São Paulo, jornalista, poeta, romancista, ensaísta e teatrólogo e primeiro diretor do Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado de São Paulo.
Em 1913, formou-se advogado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Nesse mesmo ano, lançou seu livro de estréia, "Poemas do Vício e da Virtude".
Colaborou assiduamente com o "Diário da Noite",onde por muitos anos manteve uma seção diária sob o pseudônimo de Hélios, seção que ele criara, em 1922, no "Correio Paulistano", através da qual divulgou as notícias do Movimento Modernista.
Junto a Oswald de Andrade, Mário de Andrade e outros, foi um dos líderes do movimento, participando da Semana de Arte Moderna de 1922, época em que já era considerado um poeta de prestígio.
Menotti foi eleito em 1º de abril de 1943 para a cadeira 28 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Xavier Marques. Foi recebido na ABL, em 20 de dezembro de 1943, pelo acadêmico e amigo Cassiano Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário